Problemas de pele e doença inflamatória intestinal

DII

A doença de Crohn e a retocolite ulcerativa podem afetar também a pele. O objetivo do texto de hoje é mostrar o que isso significa e sugerir quando você deve procurar seu médico.

Problemas de pele na doença de Crohn

Os dois problemas de pele mais comuns na doença de Crohn são o eritema nodoso e o pioderma gangrenoso. O eritema nodoso começa com nódulos dolorosos sob a pele e o paciente pode se sentir fraco, ter febre, dor nas articulações, como se fosse uma gripe. Você pode sentir que, ao toque, os nódulos são mais quentes que o resto da pele. Quando eles começam a se curar, a cor vai mudando: de vermelho/púrProblemas de pelepura para marrom/amarelo, muito parecido a um hematoma. 65% das pessoas que tem eritema nodoso também desenvolvem artrite.

O pioderma gangrenoso começa muito parecido com uma mordida na maioria dos casos. Aparecem pequenas saliências vermelhas que depois se transformam em úlceras e podem ser extremamente dolorosa. Essa disfunção é decorrente da doença autoimune e, felizmente, não é comum.

Quando consultar com o médico?

Se você tem alguma doença inflamatória intestinal e desenvolver algum problema na pele, você deve consultar seu médico. Se você não tem certeza da razão de sua pele ter aparecido vermelha, ou estiver coçando, ou inchada, não é seguro não visitar seu médico.

Alguns medicamentos para tratar as DII podem causar reações alérgicas. Esteroides, por exemplo, podem deixar a pele susceptível a se machucar com mais facilidade.

Problemas de pele

Mas problemas de pele associados à doença de Crohn ou à retocolite não significa necessariamente que sua doença está piorando ou entrou em atividade. Pesquisadores suspeitam que algumas pessoas com doença de Crohn são mais propensas a desenvolver erupções na pele por causa de certas interações entre genes específicos e meio ambiente.

Outras razões para problemas de pele são deficiências nutricionais, como vitamina B12, que pode causar pigmentação escura das lesões de pele e descamação seca, motivo que também é importante para consultar seu médico na ocorrência desses ou outros problemas de pele.

Assuntos Relacionados
Talvez você goste também
Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *