DC – Sintomas

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, e também de acordo com o estágio da doença. Algumas pessoas podem sofrer mais de um sintoma ao mesmo tempo assim como desenvolver manifestações extras que não pareceriam estar ligadas a doenças inflamatórias intestinais. Os sintomas podem aparecer brandamente ou bruscamente. Infelizmente não há como prever se a pessoa com doença de Crohn poderá desenvolver outros sintomas não manifestados no início da doença.

Devido a tendência da inflamação de penetrar a mucosa, cólicas abdominais são uma característica mais consistente com a doença de Crohn do que com a retocolite ulcerativa. Além disso cólicas diarreia, aumento na necessidade de ir ao banheiro, urgência em ir ao banheiro e perda de peso podem ser sinais que algo está errado com o seu intestino.

Além desses sintomas a pessoa pode ter episódios de febre, sons anormais vindos do intestino, aumento na passagem de gases intestinais e cansaço.

Caso você apresente um ou vários sintomas acima converse com o seu médico.

Manifestações extra intestinais são comuns em se tratando de doenças inflamatórias intestinais. A doença de Crohn pode estar associada a inflamação das articulações, olhos, pele e fígado. Geralmente essas manifestações ocorrem quando a doença está ativa, mas pode aparecer mesmo quando a doença está em remissão.

Dessas manifestações a inflamação das articulações, chamada de artrite, é a mais comum. Pode aparecer antes, durante ou depois do diagnóstio da doença inflamatória intestinal.

Esses sintomas faz com que pacientes com Doença de Crohn sintam-se na obrigação de sempre estar perto a um banheiro.

Doença de CrohnEm resumo as principais características e sintomas da doença de Crohn são:

  • Cólicas abdominais;
  • Diarreia frequente;
  • Perda de apetite;
  • Febre;
  • Perda de peso;
  • Anemia;
  • Fissuras anais;

 

Leia mais sobre a doença de Crohn: