DC – Causas

Apesar de grandes esforços no estudo das doenças inflamatórias intestinais (DII), não chegou-se a uma conclusão do que seriam as causas da doença de Crohn.

Trabalha-se com a ideia de fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença. Dentre esses fatores estão os fatores genéticos e fatores ambientais.

Fatores genéticos (passados de pais para filhos) pode ter uma relação com o aumento do risco de desenvolver a doença, mas genética por si só não parece ser a causa. Doenças inflamatórias intestinais parecem ser multifatorais (compostas por várias causas que combinados fará com que alguém desenvolva a doença). Além dos fatores genéticos, parece que o ambiente tanto fora do nosso corpo quanto dentro dele contribui para aumentar ou diminuir o risco de desenvolver a doença. Fatores ambientais podem ser descritos como dieta, infecções, exposição a toxinas, entre outros.

Algumas pessoas podem pensar que a doença é causada pelo estresse, mas já foi comprovado que o estresse não é causa mas sim um dos fatores de risco que propociam o desenvolvimento da doença. Digamos que o estresse possa ser o estopim que faltava para desencadear a doença.

Doença de Crohn

Leia mais sobre a doença de Crohn: