RCU – Sintomas

Colite UlcerativaQuais são os sintomas da Colite Ulcerativa?

Os sintomas da colite ulcerativa podem variar de pessoa para pessoa, e também de acordo com o estágio da doença. Algumas pessoas podem sofrer mais de um sintoma ao mesmo tempo assim como desenvolver manifestações extras que não pareceriam estar ligadas a doenças inflamatórias intestinais. Não há como dizer como os sintomas da colite ulcerativa vão surgir, podem aparecer brandamente ou bruscamente. Infelizmente não há como prever se a pessoa com RCU poderá desenvolver sintomas adicionais que não foram manifestados no início da doença. É comum no decorrer da doença ficar livre de alguns dos sintomas enquanto novos aparecem.

Devido a inflamação na parte interna do cólon sangue e muco/pus misturado às fezes pode ser comum, além disso cólicas abdominais, diarreia, aumento na necessidade de ir ao banheiro, urgência em ir ao banheiro e perda de peso podem ser sinais que algo está errado com o seu intestino.

Além desses sintomas falados acima pode-se ter episódios de febre, sons anormais vindos do intestino, aumento na passagem de gases intestinais, cansaço e dor retal ao evacuar (tenesmo).

Caso você apresente um ou vários sintomas acima converse com o seu médico.

Manifestações extra intestinais são comuns em se tratando de doenças inflamatórias intestinais. RCU pode estar associada a inflamação das articulações, olhos, pele e fígado. Geralmente essas manifestações ocorrem quando a doença está ativa, mas pode aparecer mesmo quando a doença está em remissão.

Dessas manifestações a inflamação das articulações, chamada de artrite, é a mais comum. Pode aparecer antes, durante ou depois do diagnóstio da doença inflamatória intestinal.

Doenças autoimunes, como a colite ulcerativa, pode vir em grupo. A chance de alguém com doença inflamatória intestinal desenvolver outro tipo de doença imune é grande, como por exemplo artrite reumatóide.

Esses sintomas faz com que pacientes com RCU sintam-se na obrigação de sempre estar perto a um banheiro.

Leia mais sobre colite ulcerativa: