RCU – Causas

O que causa a colite ulcerativa?

Apesar dos grandes esforços no estudo e pesquisa das doenças inflamatórias intestinais (DII), não chegou-se a uma conclusão do que seria a causa dessas doenças, ou seja, não se sabe ainda o que causa a colite ulcerativa. Fatores genéticos (passados de pais para filhos) pode ter uma relação com o aumento do risco de desenvolver a doença, mas a genética por si só não parece ser a causadora da doença.

Doenças inflamatórias intestinais parecem ser multifatorais (compostas por várias motivos que quando combinados farão com que alguém desenvolva a doença em questão).

Além dos fatores genéticos, parece que o ambiente tanto fora do nosso corpo quanto dentro dele contribui para aumentar ou diminuir o risco de desenvolver a colite ulcerativa. Fatores ambientais podem ser descritos  como dieta, infecções, exposição a toxinas, entre outros.

Colite UlcerativaComo prevenir a colite ulcerativa?

Devido ao fato de não se saber a causa exata da doença inflamatória intestinal (DII), nem da colite ulcerativa, é difícil fazer qualquer tipo de prevenção.

Porém, há quem diga que seguindo uma alimentação saudável que previna ou diminua a quantidade de toxinas no seu organismos pode ajudar a diminuir os fatores de risco.

Por uma falta de conhecimento geral sobre a colite ulcerativa, a melhor coisa a se fazer é reconhecer os sintomas quando e se eles aparecerem. Assim você terá como conversar com o seu médico para que ele possa diagnosticá-lo e começar o tratamento o mais rápido possível.

Leia mais sobre a Colite Ulcerativa: