Diferenças entre doença de Crohn e retocolite ulcerativa

DII

 

 

O termo Doença Inflamatória Intestinal (DII) refere-se a qualquer processo inflamatório que acomete o trato gastrointestinal. As mais comuns são a doença de Crohn (DC) e a retocolite ulcerativa (RCU), que representam cerca de 80 a 90% dos casos. Os outros tipos de DII são “pouchitis” (bolsite), doença de Behçet, colite eosinofílica e colite microscópica (linfocítica ou colágena).

No Brasil, os casos de doença de Crohn e colite ulcerativa têm aumentado.

A principal diferença entre a RCU e a DC está na localização da inflamação: enquanto a DC pode afetar qualquer parte do tubo digestório, da boca até o ânus, a RCU só acomete o intestino grosso (cólon). A figura abaixo ilustra a forma que as duas doenças atingem o cólon.

Diferenças entre doença de Crohn e retocolite ulcerativa

Em relação às características clínicas, a dor abdominal é comum na DC, mas é variável na RCU, assim como na RCU é muito comum haver sangramento retal, mas na DC não. Pacientes com DC também costumam ter doença perianal, perda de peso, massa abdominal e déficit de crescimento mais frequentemente que os pacientes com RCU. A diarreia é igualmente presente em ambas.

Em relação às complicações intestinais: a estenose e as fístulas são achados comuns em DC e incomum em RCU. Já o câncer é mais comum em RCU que DC.

Nos achados endoscópios, a presença de úlceras aftosas e lineares é comum na DC, mas ausente na RCU. Em compensação, pseudopólipos são muito comuns na RCU e incomuns na DC. O envolvimento retal é quase sempre presente na RCU e pouco comum na DC.

As manifestações intestinais vão depender do segmento atingido. Em ambas, os pacientes alternam períodos em que não apresentam sintomas com períodos muito sintomáticos ou de crise. O tempo decorrido entre uma crise e outra varia de caso a caso.

Como já dissemos, nenhuma dessas doenças tem a causa definida e também não tem cura, mas com os tratamentos da atualidade pode-se controlá-las, assim como seus sintomas, e viver normalmente com boa qualidade de vida.

Sintomas Doença de Crohn Retocolite ulcerativa
Sangramento retal Incomum Comum
Diarreia Frequente Frequente
Distensão abdominal Comum Menos comum
Obstrução intestinal Pode ocorrer Não ocorre
Anemia Comum Só na doença grave
Abscesso Frequente Raro
Megacólon tóxico Não ocorre Pode ocorrer
Doença perianal Pode ocorrer Não ocorre
Desnutrição Frequente Só na doença grave
Dor abdominal Presente Presente
Artrite/dor articular Muito frequente Frequente
Estenoses Ocasional Raro
Febre Pode ocorrer Pode ocorrer
Assuntos Relacionados
Talvez você goste também
Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *